Junta de Freguesia de Merufe

Caracterização

Freguesia de Merufe

Merufe, situa-se no sopé da Serra d’Anta, Serra que faz parte do maciço da Serra da Peneda, Está a cerca de 14 km de Monção. Nos seus 2849 ha, é de longe a mais extensa freguesia do concelho e também já foi a mais povoada. Mas isso foi noutros tempos, quando a agricultura dava para viver e crescer nesta terra essencialmente agrícola com mais de oito séculos de história e que os rios Mouro e Vez tornaram ainda mais férteis e mais verdes. Tem por vizinhas diretas as seguintes freguesias: a norte, Longos Vales, Barbeita e Segude; a sul, o rio Vez ligando à freguesia de Sistelo; a nascente, Podame e Tangil e a poente, Lordelo e Anhões. Todas as freguesias, com exceção de Sistelo (Arcos de Valdevez), pertencem ao concelho de Monção.

São seus lugares principais: Mosteiro, Parada, Sernados, Granja, Santo André e Portela do Alvite.

Padroeiro: S. Pedro.

Habitantes: 1.100 habitantes (I.N.E. 2011) e 1.354 eleitores em 05-06-2011.

Sectores laborais: Agricultura e pecuária, vinicultura, comércio, indústria e construção civil.

Feiras: Feira de Gado da Portela do Alvite (12 e 28 de cada mês).

Tradições festivas: S. Pedro (29 de Junho), Festival Folclórico (último domingo de Junho ou 1º de Julho), Senhor dos Passos (último domingo de Julho e Festa da Pica (25 de Abril).

Valores Patrimoniais e aspetos turísticos: Edifício da sede da Junta de Freguesia, igreja paroquial, capelas do Senhor dos Passos, da Granja, de Sernados, do Arado, da Pica, de Santo André e das Pias, Margens dos rios Mouro e Vez e açude.

Gastronomia: Cabrito à moda de Merufe.

Artesanato: Tecelagem em linho e bordados.

Coletividades: Associação de Caça e Pesca de Merufe, Associação Cultural Desportiva e Recreativa dos Amigos de Merufe, Grupo Folclórico das Lavradeiras de S. Pedro de Merufe e Associação da Serra da Anta de Merufe.


© 2021 Junta de Freguesia de Merufe. Todos os direitos reservados | Termos e Condições

  • GESAutarquia